PRINCIPAL AGENDA TESTEMUNHOS ARTIGOS
PRINCIPAL
AGENDA
TESTEMUNHOS
ARTIGOS
CONSELHOS PARA CASAMENTO
RESTAURANDO O CASAMENTO
NAMORO E  NOIVADO
SEXUALIDADE
ABAIXO A ROTINA
SEMINÁRIOS
PREGAÇÃO EM AUDIO
ESBOÇOS SERMÕES CASAMENTO
NOSSOS ENCONTROS
FOTOS
QUEM SOMOS
CONVITES
LITERATURA
CASADOS PARA SEMPRE
LINK
USO INTERNO
 PREPARE SURPRESAS!


Ec 1.2-3 “É ilusão, é ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão. A gente gasta a vida trabalhando, se esforçando e afinal que vantagem leva em tudo isso?”

Os compromissos impostos pela vida, roubam coisas preciosas de nós. Passamos a maioria de nosso tempo trabalhando e nos dedicando a coisas importantes como filhos, casa, família, igreja e etc... Conforme diz a Bíblia, passamos a vida trabalhando e se esforçando. As conquistas materiais provenientes desse trabalho, nos fazem refletir: será que valem a pena? 
Muitos casais trabalham demais e não tem tempo para as atividades familiares e conjugais. Sendo assim, a maioria dos casais depois de uma difícil jornada de trabalho, chegam em casa cansados e mesmo assim dedicam-se aos filhos e a casa, sobrando pouco tempo para o relacionamento. Essa é a triste realidade da grande maioria dos casais que conheço.

O resultado dessa rotina pesada é o afastamento entre os cônjuges. Sobra pouco tempo e ânimo para o relacionamento. Por isso com o passar do tempo, os cônjuges que começaram o relacionamento como amantes, transformam-se em amigos que dividem tarefas e obrigações.

Esse não é o plano de Deus para os casais. Deus espera que marido e mulher sejam eternos amantes, e que o primeiro amor nunca se acabe.  

Vale apena mostrar que a família sempre será marido e mulher, pois os filhos um dia se vão, tornando-se uma nova família, restando a família inicial – homem  e mulher. Observe bem a instrução de Deus sobre a formação da família:

 É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” – Gn 2.24, NTLH

Segundo a Palavra de Deus, a família surge quando homem e mulher tornam-se um só. Os filhos são os frutos da família.

Mas como ter tempo para namorar com tantas obrigações? Se nosso coração não se esquecer que o nosso cônjuge é prioridade em nossas vidas, nossa mente sempre estará descobrindo um jeito de investir no relacionamento. O problema é que as obrigações ocupam também as nossas mentes, trazendo a falta de dedicação ao relacionamento. Ainda que tenhamos convicção absoluta de que amamos a pessoa com quem casamos e não queremos outra em nossa vida, ficamos com pouco tempo para curtir a vida com a pessoa amada.

Tenho como costume, estar sempre pesquisando sobre relacionamento, e bolando coisas para  não deixar meu casamento cair na rotina. Faço isso porque trabalho demais, e porque foi a maneira que descobrir de ter um relacionamento feliz – uma das piores coisas que pode acontecer no relacionamento é ele se tornar chato.

Mesmo com a correria é possível termos tempo para nos dedicarmos ao outro. Quero sugerir algumas simples atitudes, que pode lhe ajudar a não se afastar de seu cônjuge por causa da correria. São exemplos que vi em alguns casais amigos e outros que pratico:

·        Mande uma mensagem no e-mail ou no Orkut de seu cônjuge. Ele sempre terá uma bela declaração de amor para alegrar o seu dia. Se for no Orkut, é melhor ainda, pois todos que tem acesso ao seu Orkut poderão testemunhar como vocês se amam.

·         Mande uma carta de amor pelo correio. Será uma surpresa inesperada!

·         Ligue sempre para seu cônjuge e diga o quanto o ama.

·         Faça bilhetinhos de amor e deixe espalhado pela casa. Deixe na mesa do café, na gaveta de roupa íntima, no painel do carro, colado no Box, no armário da cozinha, na geladeira, no bolso da camisa, enfim... onde você achar que seu cônjuge poderá ser surpreendido. Você pode fazer vários ao mesmo tempo, ou um por dia. O que importa é que será sempre lembrado.

·         Deixe um chocolate ou uma pequena lembrança com uma mensagem alegre em algum lugar  onde eu cônjuge possa encontrar durante o dia.

·        Escolha uma foto bem linda de vocês. Vá até uma casa de fotos; escolha um daqueles fundos diferentes que eles oferecem e mande imprimir . Se possível escreva uma mensagem romântica na foto. Coloque num porta retrato na sala ou então pendure com um imã na geladeira.

·        Compre um pequeno vaso de flores, tire o cabo de cada flor e decore a mesa  ou a pia do banheiro. Junte na decoração pequenos bilhetes escrito “eu te amo”.

·        Encha bexigas e escreva mensagens de amor. Amarre-as pelos ambientes da casa.

Sei que o melhor é terem tempo juntos para namorar, mas acredito que essas atitudes estarão sempre motivando a cada vez mais se preocuparem um com o outro.

Em Cristo!

Pr. Ronaldo Calil

Site Map