PRINCIPAL AGENDA TESTEMUNHOS ARTIGOS
PRINCIPAL
AGENDA
TESTEMUNHOS
ARTIGOS
CONSELHOS PARA CASAMENTO
RESTAURANDO O CASAMENTO
NAMORO E  NOIVADO
SEXUALIDADE
ABAIXO A ROTINA
SEMINÁRIOS
PREGAÇÃO EM AUDIO
ESBOÇOS SERMÕES CASAMENTO
NOSSOS ENCONTROS
FOTOS
QUEM SOMOS
CONVITES
LITERATURA
CASADOS PARA SEMPRE
LINK
USO INTERNO
 

A Bíblia á a Palavra de Deus. Tudo o que está escrito nela, representa a vontade de Deus, na qual acreditamos que é o melhor para o homem. Tudo aquilo que está na Bíblia, se for seguido, trará alegria e sucesso para a vida do homem.

Gn 2.18 “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” – ACR

Deus disse que não é bom que o homem fique só. Nesse versículo encontramos uma direção de Deus para o homem: o casamento. Por isso cremos que todo o homem – menos o que tem o dom para o celibatário; deve se casar. O homem não foi feito por Deus  para ficar só. Por isso que cada pessoa busca encontrar alguém.

O casamento é o projeto de Deus. Hoje está se concretizando o projeto de Deus através da vida do Marido e da Esposa.

Mas não é só o plano de Deus, também é o sonho deles. O sonho deles é o sonho de Deus.

Sem o casamento, não existe a família, sem a família a sociedade está falida.

Alguns dissem que casar não é bom. Dizem porque não sabem ou não souberam como devem fazer para viverem casados.

Muitos casam pensando que viverão a vida de solteiro, então acham que serão servidos pela mãe, cuidados pelo pai, que terão plena liberdade, mas na verdade, o casamento tem o propósito diferente. Quem casa tem  que saber que casou com o propósito de fazer o outro feliz, de servir, e de cuidar do outro.

Casamento é tão importante para Deus, que Ele mesmo resolveu casar. Jesus nomeou a Igreja como noiva Dele, se colocando como Noivo. A Bíblia trás várias passagens sobre o casamento de Jesus com a Igreja. Trás o casamento como um prêmio para a Igreja. Casamento é isso, é um prêmio, uma benção para o homem. Se não fosse assim a Bíblia não colocaria a expressão casamento como “ir para o  céu”. Portanto, vejo que todo o homem deve se casar. Entendendo tudo isso, não consigo imaginar como alguém pode ser feliz sozinho, pois é quase impossível alguém ser feliz, fora da direção de Deus.

Mas afinal o que significa um casamento?

Casamento significa uma aliança. Não é um contrato, mas um aliança.

Contrato é um acordo que é realizado entre duas partes ou mais, e pode ser desfeito quando uma das partes que não cumpre o acordo. É como um contrato de aluguel: quando o inquilino não paga o valor do aluguel, o dono do imóvel tem o direito de despejá-lo. O senhorio tem o direito de romper o contrato, porque o inquilino não cumpriu a sua parte.

Na aliança não é assim. Quando uma das partes não cumpre o seu trato, a outra não tem o direito de romper.

Nos tempos bíblicos a aliança era feita através de 4 presentes:

1.    A capa ou o manto: representa os direitos, as posses, a reputação e o prestígio dentro de uma família. A capa representava a posição de cada um. José ganhou de seu pai Isaque, uma capa colorida que indicava prestígio e liderança, por isso seus irmãos ficaram com inveja. Quando alguém dava sua capa a outra pessoa, estava dizendo: “Qualquer coisa que eu tenho é sua. Também quaisquer direitos que eu tenha, abro mão diante de você.” Hoje não damos mais a capa ou o manto, mas na aliança de casamento renunciamos nossos direitos e posses do mesmo jeito. Eles são a realização pessoal, companheirismo, comodismo, preguiça, bens e posses, sonhos e até trabalho se for preciso;

PERGUNTAR AO NOIVO E A NOIVA SE ABREM MÃO DE SEUS DIREITOS E DE SEUS BENS EM FAVOR DO OUTRO.

2.    O cinturão e as armas:entregar o cinturão e as armas, significa a rendição e o abandono da hostilidade. Ao entregar o cinturão e as armas, ele está dizendo: “ Eu entrego a você toda minha força e não poderei mais defender de você. Estou totalmente aberto e transparente diante de ti.” Hoje não andamos mais armados (pelo menos alguns), por isso nossas armas são os argumentos, a raiva, a inveja, a discussão,  a manipulação, o endurecimento de coração e o rancor;

PERGUNTAR  AOS NOIVOS SE ABREM MÃO DE SUAS ARMAS E DE SEUS CINTURÕES EM FAVOR DO OUTRO.

3.   Nome: Quando era feita uma aliança, se passava o nome para o outro. Por isso que Jesus nos instruí a usar seu nome quando expulsamos demônios, ou oramos. Significa dar a autoridade a ser exercida em seu lugar, na sua ausência. É a mesma coisa que dar um cheque assinado em branco a outra pessoa. É costume nosso da mulher ter o nome do marido. Isso quer dizer que ela tem a autoridade dele e pode tomar as decisões em seu lugar, pois são uma só carne. Ao passar o nome para o outro, ele está dizendo: “Você tem pleno poder para fazer o que quiser em meu lugar.”

PERGUNTAR AOS NOIVOS SE ABREM MÃO DE SEU NOME (AUTORIDADE) EM FAVOR DO OUTRO.

4.   Sangue: O sangue representa a vida. Antigamente a aliança era feita com a mistura do sangue das duas pessoas aliançadas. Foi a aliança que Jesus fez conosco, a sua noiva. Ele derramou o seu sangue (vida), por nós. Quando fazemos a aliança de sangue, estamos dizendo para o outro: “Eu morro por você se for preciso.” Isso que é amor, não é? É por isso que está escrito na Bíblia:

Ef 5.25 “Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela.”

PERGUNTAR AOS NOIVOS SE ESTÃO DISPOSTOS A MORRER UM PELO OUTRO.

Diante dessas confirmações, quero pedir para entra o simbolo dessa confirmação, as alianças.

VOTOS:

“Marido, você recebe esta mulher como sua legitíma esposa, para viver com ela o santo matimônio, de acordo com a vontade de Deus, sendo fiel a ela até que a morte os separe, na saude e na doença, na alegria e na tristeza?”

“Esposa, você recebe ese homem como seu legitímo marido, para viver com ela o santo matimônio, de acordo com a vontade de Deus, sendo fiel a ele até que a morte os separe, na saude e na doença, na alegria e na tristeza?”

Sendo asim, gostaria que selassem essa aliança diante de Deus, colocando esse anel um no dedo do outro. Marido primeiro e depois a esposa.

Dessa forma,e  diante das testemunhas, eu os declaro marido e mulher, em nome do pai, do filho e do Espírito Santo. Pode beijar a noiva.

Cumprimento dos padrinho.

Orar declarando a benção.

Site Map