PRINCIPAL AGENDA TESTEMUNHOS ARTIGOS
PRINCIPAL
AGENDA
TESTEMUNHOS
ARTIGOS
CONSELHOS PARA CASAMENTO
RESTAURANDO O CASAMENTO
NAMORO E  NOIVADO
SEXUALIDADE
ABAIXO A ROTINA
SEMINÁRIOS
PREGAÇÃO EM AUDIO
ESBOÇOS SERMÕES CASAMENTO
NOSSOS ENCONTROS
FOTOS
QUEM SOMOS
CONVITES
LITERATURA
CASADOS PARA SEMPRE
LINK
USO INTERNO
 

“Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas. As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.” Ct 8.6-7 – ARA.

 

Em algumas traduções, a palavra ciúme aparece como paixão. É que a palavra ciúme aqui, tem o sentido de “zelo intenso”, no sentido de paixão descontrolada. 

Naquela época havia uma tradição em que os apaixonados usavam um colar com uma jóia pendurada perto do coração. Nessa jóia havia o nome ou a figura desenhada da pessoa amada. Era o selo do amor.

 

Selo é um sinal de autoridade e autenticidade. Servia também para testemunhar um documento.

 

A noiva estava tão apaixonada que faz um pedido definitivo ao seu amor.

Esse pedido da noiva aparece no final do livro de Cantares, no último capítulo. 
Depois de tantos galanteios e juras de amor, aparece como uma realização da aliança do amor deles. A noiva, perdida de paixão, pede por essa aliança. Ela entrega definitivamente seu amor, sua submissão debaixo da autoridade do marido.  

 

É por isso que ela declara: “o amor é forte como a morte”. Ela está explicando que o amor verdadeiro, ninguém pode detê-lo. Quem pode deter a morte?

 

O amor é comparado ao fogo de Deus, que aquece e dá conforto e ao mesmo tempo nos refina como metal precioso.

Deus usou a vida de minha esposa, para me transformar sendo refinado. Ela me ensinava coisas, que eu não gostava e muitas vezes retrucava, mas isso era o fogo de Deus que refinava. Se eu não a amasse verdadeiramente, tinha desistido e não seria refinado com esse fogo.

 

É por isso que nem toda a água do mundo pode apagar esse amor.

Li num livro: “quando uma pessoa ama a outra e por motivo o relacionamento não dá certo e eles se distanciam, depois de muito tempo passado se os dois, já velhinhos se encontrarem e um suspirar pelo outro, isso ainda é amor”.

 

É por isso que alguém pode dar todos os bens de sua casa, que esses bens seriam desprezados por causa do amor. Nada pode comprar um amor verdadeiro.

 

O amor entre eles é melhor do que o vinho.

 

O que significa essa declaração: o seu amor é melhor do que o vinho?

O vinho significa os prazeres de fora da casa: são as festas, farras, noitadas, bebedice, jogos de futebol, shopping, ministério, trabalho, divertimento, televisão, etc.

 

Quero dizer aos noivos que esse amor que está sendo selado no coração de vocês, tem que ser tão forte, que nada pode ultrapassá-lo. Nem as festas, nem o trabalho com as horas extras, nem o futebol, o ministério e todas as outras coisas.

 

Queremos profetizar que esse amor será tão intenso que vocês estarão loucos para chegarem em casa e se abraçarem.

 

“Sustentai-me com passas, confortai-me com maças, porque desfaleço de amor de amor”  Ct 2.5 – ARA.

 

Esse será o seu amor! Tão intenso como um banquete!

 

Queria que os noivos confirmassem esse amor na frente de todas essas testemunhas:

 

_______________________________ (noivo) você promete diante de Deus e destas testemunhas, receber_______________________________(noiva), como sua legítima esposa para viver com ela, conforme o que foi ordenado por Deus, na santa instituição do casamento? Promete amá-la, honrá-la, consolá-la e protegê-la na enfermidade ou na saúde, na prosperidade ou na adversidade, e manter-se fiel a ela enquanto os dois viverem?

 

_______________________________ (noiva) você promete diante de Deus e destas testemunhas, receber_______________________________(noivo), como seu legítimo esposo para viver com ele, conforme o que foi ordenado por Deus, na santa instituição do casamento? Promete amá-lo, honrá-lo, consolá-lo e protegê-lo na enfermidade ou na saúde, na prosperidade ou na adversidade, e manter-se fiel a ela enquanto os dois viverem?

 

____________________(noivo), que símbolo você dará a sua amada como selo dessa promessa?

 

Então sele essa aliança,colocando esse anel no dedo dela.

 

____________________(noiva), que símbolo você dará a sua amada como selo dessa promessa?

 

Então sele essa aliança,colocando esse anel no dedo dele.

 

Gostaria que colocassem a mão no coração e declarassem:

 

“As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; pois o teu amor é melhor que o vinho”

 

Sendo assim, nós como ministros do Senhor os declaramos aliançado por Deus como uma só carne, sendo agora aos olhos do Senhor como marido e mulher.

 
Fonte: Bíblia de Estudo Palavra Chave;
          Livro O ápice da felicidade a dois.

 

Site Map