PRINCIPAL AGENDA TESTEMUNHOS ARTIGOS
PRINCIPAL
AGENDA
TESTEMUNHOS
ARTIGOS
CONSELHOS PARA CASAMENTO
RESTAURANDO O CASAMENTO
NAMORO E  NOIVADO
SEXUALIDADE
ABAIXO A ROTINA
SEMINÁRIOS
PREGAÇÃO EM AUDIO
ESBOÇOS SERMÕES CASAMENTO
NOSSOS ENCONTROS
FOTOS
QUEM SOMOS
CONVITES
LITERATURA
CASADOS PARA SEMPRE
LINK
USO INTERNO
 

família_bíbliaFamília sempre existiu, pois Deus é tri uno. Em Gn 1:26 Deus disse: "façamos o homem a nossa semelhança". Deus fez o homem para se parecer com Ele. Deus é o conceito em si de família. Ele é o Pai e Jesus o Filho. Sempre houve o relacionamento de Pai e Filho, sempre houve o conceito de família desde a eternidade, portanto a família existe desde a eternidade.

Ao nos fazer, nos fez realmente a sua imagem, a imagem de família.

O nome Adão tem o sentido de humanidade. Isso mostra que o projeto de Deus para a humanidade é o projeto de família.

Mas ao formar o mundo, Deus não fez somente Adão, fez também animais. O Senhor ao olhar o homem o viu só e então completou a sua obra. Em Gn 2:20, a Bíblia diz que Deus não achou uma auxiliadora que fosse idônea:

 

  1. Auxiliadora: Deus fez uma mulher para ajudar o homem na missão dele. Fez uma mulher submissa - segunda na missão. Tinha que ser alguém idônea.Auxiliadora significa também opositora, mas não como uma pessoa inimiga, mas alguém diferente que Deus colocou ao lado do marido para lhe ajudar;
  2. Idônea: Significa capaz. Uma mulher a altura do homem. A Bíblia viva trás: "...Vou fazer uma companheira para ele, uma auxiliadora à altura dele." A altura dele é alguém preparada para sua capacidade, alguém capaz como ele. Por isso a Bíblia diz no vs. 20 que olhou para a terra e não achou ninguém à altura dele, e criou uma. Deus preparou alguém capaz para ele, então Deus fez uma mulher especial para Adão. Deus faz uma mulher especial para cada homem. É uma mulher na medida.

Portanto existe um modelo de marido para a capacidade (idoneidade) de cada mulher. Esse modelo segundo os padrões de Deus é:

 

  1. Responsável: Chefe da casa. No vs. 24 diz que o homem deve deixar pai e mãe e formar uma família independente. Para isso o homem tem que assumir o seu papel de responsável pela família, de supridor, de orientador, de sacerdote. Esses requisitos são essenciais para quem quer ser responsável, comandante do lar;
  2. Ser alguém que irá fazer de tudo pela sua esposa. É se tornar uma só carne. Significa ser uma só pessoa, e ninguém quer o mal para si mesmo. Se é uma só carne, é uma só pessoa.

 

Deus sempre usou a família. Através de Adão, Deus forma a humanidade. Em Gn 6 Deus usa a família de Noé para salvar a humanidade. Em Gn 12 Deus disse para Abrãao que nele seriam abençoadas todas as famílias.

 

Quando Deus forma uma família, forma um agente abençoador na terra. O diabo sabe disso e por isso se preocupa tanto em destruir a família.

Deus pensou em abençoar as famílias, e não somente um individuo. Na Bíblia, quando o homem pecava, a família sofria, sempre denotando o conjunto. O exemplo disso é o de Acã (Josué 7).

Quando a Bíblia refere-se à família no A.T., refere-se a clã, referindo-se a um grupo maior de pessoas. Era um grupo de uma tribo:

 

"Todos os integrantes de um grupo que estavam relacionados por sangue e que ainda sentiam um senso de consangüinidade pertenciam ao clã ou a família de modo geral" -  Dicionário Vine.

 

No N.T. tem o sentido de "habitação, casa". É usado num sentido mais amplo de "nacionalidades, raças". Paulo usa esse sentido de nação ou um grupo grande em Ef 3:14,15.

 

"...é referência a todos aqueles que são espiritualmente aparentados com Deus Pai, sendo Ele o Autor do relacionamento espiritual com Ele na qualidade de Seus filhos, estando eles unidos uns aos outros na comunhão familiar" (pátria é cognato de pater, "pai". -  Dicionário Vine.

 

Quando o chefe da família falha em sua função de responsabilidade, a família (conjunto) sofre. Essa família pode ser a biológica ou a espiritual. Na biológica o responsável é o chefe da família, o marido. Na espiritual, o pastor.

 

Família é tão essencial que Jesus começou sua jornada inserido numa. Deus mostra com isso que e a estrutura familiar e extremamente essencial.

Jesus é o novo Adão, por isso veio estruturar uma nova família (Ef 1:5).

A família que Cristo formou sempre foi incompreendida por aqueles que não fazem parte dela. Os antigos cristãos eram incompreendidos por chamarem cada um de irmão.

 

Satanás:

 

  • Destruiu a família no começo - a família de Adão. Adão e Eva perderam casa, comunhão, e houve morte. Satanás continua fazendo o mesmo. 
  • Age através da desordem no lar quebrando o princípio de ordem. 
  • Age através da infidelidade. 
  • Enfraquecimento da aliança matrimonial através do regime de amancebar e desvalorização da aliança através do divórcio. A influência da mídia. 
  • A atuação do sistema na frieza do matrimonio. A falta de tempo. 
  • Indisciplina dos filhos através das leis e psicologia moderna.

Princípios cristãos:

Toda a família para ser feliz, deve basear-se nos princípios bíblicos. Enquanto a família de Adão tinha a comunhão de Deus  pois a Bíblia diz que Deus conversava com eles todos os dias, eles tinham paz e viviam felizes. Tudo ia bem para eles enquanto obedeciam aos mandamentos de Deus. A partir do momento que quebraram os princípios de Deus, tiveram os problemas já citados.

Talvez seu casamento e sua família não estejam andando bem. É sinal que alguns princípios de Deus estão sendo quebrados. Estude a Bíblia, aprenda aquilo que Deus quer para a família, busque aconselhamento. Se tiver dificuldade de falar com algum pastor, fale conosco através da página CONSELHOS. Queremos ver a sua família feliz e caminhando com Deus.

 

 

Site Map