PRINCIPAL AGENDA TESTEMUNHOS ARTIGOS
PRINCIPAL
AGENDA
TESTEMUNHOS
ARTIGOS
CONSELHOS PARA CASAMENTO
RESTAURANDO O CASAMENTO
NAMORO E  NOIVADO
SEXUALIDADE
ABAIXO A ROTINA
SEMINÁRIOS
PREGAÇÃO EM AUDIO
ESBOÇOS SERMÕES CASAMENTO
NOSSOS ENCONTROS
FOTOS
QUEM SOMOS
CONVITES
LITERATURA
CASADOS PARA SEMPRE
LINK
USO INTERNO
 

Você já reparou que sempre que acontece alguma no seu relacionamento amoroso, familiar, profissional, ou entre irmãos, a culpa nunca é sua? Algumas vezes não é mesmo, mas sempre precisamos ter sensibilidade para analisarmos as nossas falhas. O ser humano tem o costume de sempre enxergar o erro do outro, mas de esquecer o dele. Fazemos isso com nosso cônjuge, por isso sempre o julgamos, mas esquecemos que também temos erros. Isso é natural do homem desde o tempo bíblico:

 

“E o Senhor enviou a Davi o profeta Natã. Ao chegar, ele disse a Davi: "Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre. O rico possuía muitas ovelhas e bois, mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele. "Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou dos seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre". Então, Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: "Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte! Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia". Então Natã disse a Davi: "Você é esse homem! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel, e livrei-o das mãos de Saul.” 2 Sm 12:1-7 – NVI.

 

Davi julgou e condenou o homem cruel da parábola de Natã, sem ter a capacidade de enxergar que fez o mesmo, na verdade, ele mesmo era o homem cruel da história. 
Davi condenou o cruel a restituir quatro vezes o homem pobre da parábola, pelo pecado que cometeu, mas mal sabia que estava condenando a si mesmo. 
Tudo o que desejamos de mal para o outro pode voltar para nós, principalmente se a condenação for para nosso cônjuge, pois somos uma só carne com ele. 
Ao observarmos a Bíblia, podemos contar que foram quatro as sentenças de Deus contra Davi, exatamente a mesma quantidade de condenações que Davi deu ao homem cruel da parábola:

 

“Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’. "Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia. Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’ ".

Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor! " E Natã respondeu: "O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. Entretanto, uma vez que você insultou o Senhor, o menino morrerá".” 2 Sm 12:10-14 – NVI.

 
Analise e conte as condenações:
1. a espada nunca se afastará de sua família;
2. De sua própria família trarei desgraça sobre você;
3. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro
4. o menino morrerá;

Perceba que todas as condenações foram diretamente a família de Davi. Perceba também que pela misericórdia, Deus disse que Davi não morreria. Davi havia condenado o homem cruel da parábola a morte. 

Talvez se Davi tivesse misericórdia desse homem, a sentença de Deus seria mais branda. 

Davi não enxergou o seu erro, porém venceu o orgulho acatando as palavras de Natã, ele disse: "Pequei contra o Senhor! "
Natã estava abaixo de Davi, pois era seu servo, mas Davi mesmo sendo repreendido por alguém que estava abaixo de sua autoridade e com cargo inferior ao dele, acatou a exortação do amigo, abriu os seus olhos e se arrependeu. Por isso é chamado de um homem segundo o coração de Deus. 
Um homem ou uma mulher segundo o coração de Deus, é aquele que se arrepende. Para se arrepender, é preciso reconhecer o erro.

Você quer mudar o seu casamento? Então faça uma auto analise e reconheça aonde está errando, em vez de sempre enxergar o erro de seu marido ou esposa. Se arrependa, peça perdão e mude as suas atitudes. 

Pr. Ronaldo Calil 

Site Map