PRINCIPAL LOJA AGENDA TESTEMUNHOS
PRINCIPAL
LOJA
AGENDA
TESTEMUNHOS
ARTIGOS
CONSELHOS PARA CASAMENTO
RESTAURANDO O CASAMENTO
NAMORO E  NOIVADO
SEXUALIDADE
ABAIXO A ROTINA
SEMINÁRIOS
PREGAÇÃO EM AUDIO
ESBOÇOS SERMÕES CASAMENTO
NOSSOS ENCONTROS
FOTOS
QUEM SOMOS
CONVITES
LITERATURA
CASADOS PARA SEMPRE
LINK
USO INTERNO
 


Muitos adolescentes e jovens me perguntam qual é a idade certa para namorar. A Bíblia não trás uma idade específica para isso, aliás, a Bíblia não trás nem sequer a palavra namoro. Isso não quer dizer que Deus é contra o namoro, entendo que Ele apenas quer que tenhamos um relacionamento amoroso para casamento.
 
Para falar sobre relacionamento entre homem e mulher, a Bíblia só trás as palavras noivado e casamento.  

Todo o relacionamento bíblico de um casal era extremamente sério, e uma vez que o relacionamento era constituído, não deveria ser  rompido. Exemplo disso é o relacionamento de José e Maria - progenitora de Jesus. Quando José descobriu que Maria estava grávida, ficou com receio de contar para a sociedade, pois Maria poderia ser apedrejada por crime de adultério, mesmo não estando casada, mas apenas noiva.

Portanto, todo o casal que inicia um relacionamento cristão, sob a direção de Deus, deve ter ciência de que a sua escolha não poderá ser rompida. Esse fator é fundamental para revelar a idade certa para o início do namoro. Dizem que hoje (em alguns casos), a adolescência vai até os 35 anos, por outro lado, conheço garotos e garotas de 13 anos com atitudes mais maduras que muitos jovens com idade acima dos 25 anos.

A idade certa é aquela em que os jovens tem maturidade suficiente para saber se aquela pessoa é realmente o(a) parceiro(a) para a vida inteira; algo muito difícil de julgar, tanto para quem está vivendo a paixão, como para quem está de fora. Por isso vale a pena orar, refletir e ter muito dialogo com a pessoa de interesse por um bom tempo.

Devemos orar para sermos dependentes de Deus também no relacionamento, pedindo para que Ele tire todo o engano de nosso coração. Existe a paixão temporária, que é apenas uma atração carnal, que logo passa, e o amor verdadeiro, que nunca passa. Ore para que Deus mostre qual é o sentimento que você está vivendo. Ore para que Deus tire toda a confusão sentimental. Lembre-se de que a carne envelhece, e logo já não é atrativa com antes.

Reflita se essa pessoa é o melhor de Deus para sua vida. Analise se a condição social, cultural e econômica é a mesma que a sua. É claro que não podemos ter preconceitos, mas devemos saber que a sociedade vai cobrar essa diferença. Saiba que se a diferença for grande, talvez terão que enfrentar a família, os amigos e os olhares maldosos. Se existir a diferença, prepare-se para as críticas. Pense que terá que conviver com uma pessoa que tem costumes culturais e econômicos bem diferentes e que pode um dia cobrar que você não conseguiu proporcionar o que os pais proporcionavam.  

Tenha bastante dialogo com o pretendente. Descubra se aquilo que você acha da pessoa, é realmente verdadeiro.  Lembre-se de que uma vez feita a escolha, o desejo de Deus é que viva com a pessoa pelo resto da vida.

Quando um casal tiver condição de avaliar esses fatores, talvez esteja na idade de namorar.

Vale lembrar que o crente não demora para casar. Paulo instruiu que "... se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo." I Co 7.9 - NTLH. Portanto quando um casal resolve ter um compromisso, deve estar preparado para casar. Isso significa que não deve esperar acabar a faculdade, ou a pós graduação, ou o mestrado, doutorado, etc...mas deve estar ciente que a vontade de Deus deve prevalecer acima das dificuldades e até mesmo de sonhos materiais como grandes festas e lindas casas próprias. É preferível casar cedo, do que esperar anos pela casa própria ou uma grande festa e cair no pecado da fornicação - sexo antes do casamento.

Deus não dá uma idade específica na Bíblia para o relacionamento, mas nos dá a direção para avaliarmos o momento exato da escolha. Somente Ele sabe quando alguém está pronto para o relacionamento.


Em Cristo.

Pr. Ronaldo Calil

 

Site Map